Páginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

Coleção Charms | Pamps


A Igreja São Francisco de Assis, também conhecida como Igrejinha da Pampulha, é um orgulho para os Belo Horizontinos. Inaugurada em 1943, a obra de Niemeyer é considerada um marco da arquitetura. A plasticidade da estrutura de concreto armado se traduz em formas ousadas, inusitadas e marcantes. Sua abóbada funciona como estrutura e fechamento simultaneamente. Seu interior abriga a Via Sacra, constituída por catorze painéis de Cândido Portinari, considerada uma de suas obras mais significativas. Os painéis externos são de Cândido Portinari - painel figurativo e de Paulo Werneck - painel abstrato. Os jardins são assinados por Burle Marx. Alfredo Ceschiatti esculpiu os baixos-relevos em bronze do batistério.A igrejinha da Pampulha é um dos mais conhecidos "cartões postais" de Belo Horizonte.
Uma curiosidade: As linhas curvas da igreja seduziram artistas e arquitetos, mas escandalizaram o acanhado ambiente cultural da cidade, e só depois de muitos anos a Igreja foi liberada para cultos.

Hoje a Igreja da Pampulha é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais -Iepha/MG e pela Gerência do Patrimônio Municipal. reconhecimento mais do que merecido. Nós da Mafuá adoramos a obra e por isso, nada mais justo do que homenageá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário